A nova geração da Kawasaki STX 160 de 2026 foi apresentada na Tailândia durante a Copa do Mundo de Jet Ski.

A Kawasaki apresentou um novo Jet Ski STX 160 dentro de uma tenda em uma praia em Pattaya, na Tailândia, durante o fim de semana. Aqui está o que conseguimos apurar até agora.

A Kawasaki – a outrora orgulhosa marca que criou o nome Jet Ski e foi uma das pioneiras do esporte – enterrou sua maior novidade do ano na areia.

Um dos modelos mais importantes da linha Kawasaki – o primeiro Kawasaki STX 160 de nova geração em 20 anos – foi apresentado em um gazebo na praia de Pattaya, na Tailândia, durante a Copa do Mundo de Jet Ski neste fim de semana.

Foi um anúncio tão importante que o presidente e diretor executivo da Kawasaki Motors Limited, Hiroshi Ito, esteve presente.

Mas, aparentemente, a Kawasaki não achou importante o suficiente para compartilhar a notícia com o mundo, revelando o novo modelo bem debaixo do nariz dos espectadores da corrida, que aparentemente não sabiam da importância daquilo.

Diversos exemplares da Kawasaki STX 160 de 2026 estavam em exposição.

E houve um novo esquema de cores para o modelo 2025, que permaneceu praticamente inalterado (foto abaixo), e que pode continuar sendo uma opção de preço acessível como porta de entrada para a linha reformulada da Kawasaki STX 160.

Além de algumas fotos e um vídeo tremido nas redes sociais, por enquanto não há mais informações ou imagens decentes.

Eis o que conseguimos reunir até agora.

Destaques do Jet Ski Kawasaki STX 160 2026:

  • Convés superior totalmente novo (o casco data de 2003, sendo um modelo de 2004).
  • Gatilho de marcha à ré da série Kawasaki Ultra
  • Novos para-choques e bordas
  • Novos assentos
  • Novos guidões
  • Preparação para luzes de circulação diurna (como na série Kawasaki Ultra)
  • Adicionada nova variante chamada STX-R
  • Sem aumento de potência no motor de quatro cilindros de 1,5 litro (160 cv) já existente.

A próxima pergunta no topo da nossa lista: a Kawasaki STX 160 de 2026 terá ajuste de trim? Os especialistas apostam que sim – considerando todas as outras mudanças – mas, por enquanto, não há confirmação.

A proa do modelo atual tende a mergulhar com a ponta na água, mesmo quando se navega em baixa velocidade em condições de calmaria.

Com ou sem ajuste de trimagem, espera-se que o para-choque dianteiro maior possa auxiliar na flutuabilidade da proa.

Acima e abaixo: Hiroshi Ito, o chefe global da Kawasaki Motors, esteve na Tailândia para apresentar a Kawasaki STX 160 de 2026.

Por que a nova geração da Kawasaki STX 160 é tão importante?

A Kawasaki sofreu uma queda drástica em sua reputação nas últimas duas décadas e está pagando o preço pela falta de investimento em novos modelos.

A Kawasaki está agora definitivamente seguindo os passos da Sea-Doo e da Yamaha.

Atualmente, a Sea-Doo detém 70% das vendas no mercado de motos aquáticas, e os WaveRunners da Yamaha representam 25% das vendas. Os Jet Skis da Kawasaki correspondem a apenas 5% da demanda dos consumidores na Austrália.

A nova geração da Kawasaki STX 160 não chega nunca!

A Kawasaki possui uma gama de modelos significativamente menor em comparação com as linhas Sea-Doo e Yamaha WaveRunner.

O Kawasaki STX 160 é o modelo mais acessível da linha de Jet Skis da Kawasaki.

É um jet ski de tamanho médio, com três lugares, projetado para pilotos de lazer e iniciantes no esporte.

A estrutura principal e o design do casco do Kawasaki STX 160 permanecem inalterados desde 2003 (quando foi lançado como modelo 2004).

A carroceria atual da Kawasaki STX 160, mostrada acima, foi redesenhada no final de 2019 como modelo 2020 (a combinação de cores acima é de 2024).

No entanto, o novo modelo – que teve sua apresentação mundial na Tailândia no fim de semana – representa a maior mudança na Kawasaki STX 160 em 20 anos.

Uma das maiores críticas à atual Kawasaki STX 160 é a alavanca de marcha à ré antiquada localizada à esquerda do console central.

A alavanca tem um formato semelhante ao do freio de mão de um carro, pode ser difícil de operar e requer paciência e prática.

Acima: Desenhos da patente do novo gatilho de marcha à ré da Kawasaki.

A Sea-Doo introduziu gatilhos de marcha à ré em 2010 e os aplicou à maioria dos modelos a partir de 2011.

A Yamaha implementou gatilhos reversos na maioria dos modelos a partir de 2015.

Watercraft Zone entrou em contato com a Kawasaki Austrália para obter mais informações sobre a Kawasaki STX 160 de 2026.

Volte a consultar esta página nos próximos dias para obter mais detalhes.